quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sugestões de Atividades de Movimento

PSICOMOTRICIDADE

Sugestões de atividades para desenvolver o ESQUEMA CORPORAL
  • Trabalho com espelho: as crianças se observam e também ao colega nomeando as diversas partes do corpo e suas funções;
  • Desenho das partes do corpo, recortes e montagens de bonecos;
  • Colocar roupas em bonecos e despi-los;
  • Tocar no colega identificando, com os olhos vendados as partes do corpo;
  • Movimentar o corpo ao som de músicas;
  • Musicalização envolvendo as partes do corpo;
  • Jogos envolvendo posições e formas criadas com o corpo.
Sugestões de atividades para desenvolver a LATERALIDADE
  • Telefone sem fio;
  • Conduzir a bola com o pé e chutar;
  • Carregar a bola com uma única mão;
  • Imitar: subindo a escada, subindo em ônibus...;
  • Jogar a bola para cima e apanhar com uma das mãos;
  • Pegar o bastão;
  • Olhar pelo buraco de um cone ou papel, como se fossem binóculo;
  • Riscar linhas no chão;
  • Atividades artísticas de recorte e picote;
  • Quicar a bola, etc...
Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO ESPACIAL
  • Jogo das setas;
  • Imitação de gestos;
  • Brincadeira dos espelhos;
  • Sequência de gestos;
  • Fazer linhas no chão quadriculadas e orientar a criança para a direção que devem seguir: para a porta, para a janela, para trás...;
  • Saltar dentro, fora, em cima, longe dos objetos;
  • Variar a posição dos objetos: para cima, deitados, em pé...;
  • Verificar no corpo o que se usa para cima, para baixo...;
  • Correr lateralmente, para trás, etc...
Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO TEMPORAL
  • Fixar na parede cartazes com dias da semana e do mês;
  • Fazer com as crianças um cartaz individual com os dias da semana, neste as crianças/desenharão e farão anotações das atividades que mais gostam;
  • Brinquedos cantados e musicalização;
  • Bandinha musical;
  • Jogos coletivos;
  • Atividades rítmicas;
  • Cartaz com os termos da metereologia;
  • Questionar as atividades que fizeram no dia anterior ou as que fizeram antes do lanche (estão mais próximas),etc...;
MOTRICIDADE AMPLA

A) Sugestões de atividades para desenvolver a COORDENAÇÃO DA DINÂMICA GERAL

  • Jogos de pegar;
  • Engatinhar recolhendo objetos;
  • Grandes jogos de movimentos amplos: cachorro maluco, macaco na roda, etc;
  • Pular obstáculos e sem cair;
  • Pular corda;
  • Imitar usando todo corpo, bichos que andam rapidamente e lentamente;
  • Correr entre obstáculos com passos largos e curtos;
  • Sentar em várias posições;
  • Dançar em diversos ritmos;
  • Jogos com pneus, bolas, arcos, cordas, bastões e outros.
B) Sugestões de atividades para desenvolver o EQUILÍBRIO
ESTÁTICO:
  • De aviãozinho com o pé servindo de apoio;
  • Pular sobre uma caixa e permanecer na posição;
  • Colocar um pé para trás e apoiar-se no outro;
  • Ficar igual a uma estátua;
  • Permanecer parado e com os olhos fechados;
  • Manter-se com as nádegas no chão com as mãos e os pés erguidos;
  • Ficar sobre uma plataforma estreita sem mexer-se, etc;
DINAMICO:
  • Caminhar sobre uma linha, nas pontas dos pés, de calcanhar...;
  • Caminhar sobre obstáculos como; tijolos, cordas, etc.;
  • Subir sobre uma plataforma em aclive e descer em declive;
  • Saltar com um pé só, pular corda com um pé só;
  • Andar para frente e para trás sobre um obstáculo;
  • Andar sobre linhas curvas e sinuosas com objetos sobre a cabeça;
  • Fazer exercícios dentro dos limites estabelecidos e sobre uma tábua localizada a alguns centímetros do chão;
  • Correr entre obstáculos sem derruba-los, etc;
C) Sugestões de atividades para desenvolver o FREIO INIBITÓRIO
  • Correndo: ao sinal do apito parar;
  • Dançando: quando a música parar, todos deverão parar;
  • Trotando: ao sinal de um som qualquer, ficar rígido;
  • Jogos tipo: batatinha fria 1,2,3...ou Mestre Mandou;
  • Rotação dos braços para frente a um sinal inverter a posição;
  • Músicas com paradas bruscas;
  • Rodar o corpo a um sinal, parar e inverter os movimentos, etc;
D) Sugestões de atividades para desenvolver a FLEXIBILIDADE
  • Afastamento dos membros inferiores;
  • Flexão do tronco para frente e para trás;
  • Ginástica;
  • Exercícios de polichinelo;
  • Deitado, flexionar pernas e braços para cima tentando uni-los;
  • Imitar bichos e movimento de plantas ao balanço da brisa e da chuva;
  • Ao som da música, mover o corpo e suas partes em diversas direções sem sair do lugar;
  • Andar dois passos e flexionar as pernas ficando de cócoras;etc. 
E) Sugestões de atividades para desenvolver  RELAXAMENTO
  • Simular situações fantasiosas onde mentalmente a criança passeia, por exemplo: agora somos peixinhos nadando tranquilamente nas águas do mar, aqui está muito gostoso. A água está batendo nos pés, nos braços...;
  • De olhos fechados sentir as várias partes do corpo;
  • Deitados em silêncio, procurar ouvir todos os ruídos externos;
  • De olhos fechados, pensar e formar com os dedos o tamanho do olho direito, da cabeça, da boca e logo após ver se acertou;
  • Cantar canções em tonalidade baixa e lentamente;
  • Imitar com o corpo movimentos do vento, das ondas;
  • Ficar deitados em posição agradável escutando uma melodia calmante;
Sugestões de atividades para desenvolver a MOTRICIDADE FINA
  • Arremessar a bola num alvo pré-determinado;
  • Jogar a bola lateralmente tendo em vista acertar um alvo;
  • Recortes com tesoura;
  • Imitar bancário ou caixa de supermercado, etc. contando dinheiro;
  • Fazer movimentos de pinça e preensão em determinados objetos;
  • Enrolar uma corda e arremessá-la sobre um circulo desenhado no chão;
  • Fazer cestas imitando um jogo de basquete;
  • Rolar a bola até um alvo determinado e depois lança-la para o colega;
Sugestões de atividades para desenvolver HABILIDADES SENSORIAIS
A) DISCRIMINAÇÃO VISUAL:
  • Selecionar os objetos pela cor, destacando-a;
  • Discriminar cartões em diversas formas e tamanhos;
  • Separar tampinhas, botões...;
  • Formas conjuntos com objetos da mesma forma e constituição diferentes;
  • Colocar objetos sobre uma mesa, fechar os olhos e dizer o nome dos mesmos;
  • Sobre uma tábua colocar alguns objetos, vendar os olhos da criança e retirar um objeto substituindo por outro, a criança terá que dizer qual objeto que foi trocado;
B) DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:
  • Solicitar que uma das crianças fale quatro nomes de objetos e os amigos irão repeti-los na mesma seqüência ouvida;
  • Através de atividades variadas, levar a criança a sentir e descobrir relações e diferenças entre o silêncio e o barulho, sons fortes e fracos, agudos e graves, etc;
  • Citar três palavras. Ex: gato, pato, rato. Colocar no flanelógrafo cinco gravuras representando essas palavras citadas e o aluno deverá retirar somente aquelas que representam o som ouvido;
  • Fechar os olhos e ouvir todos os sons externos;
  • Escutar o coração do coleguinha batendo;
  • Atividades de imitação: senhor capitão, preste bem atenção (imitar sons);
  • Discriminar sons gravados: relógio despertando, colher batendo, criança chorando, jogando beijos, gritando; etc...
C) PERCEPÇÃO TÁTIL – TÉRMICA:
  • Apresentar aos alunos tecidos e pedir que diferenciem as texturas;
  • Tocar objetos frios/gelados/quentes e nomear as propriedades;
  • Pegar duas esponjas e perguntar: qual é a mais lisa ou a áspera;
  • Levantar objetos leves e pesados e formem conjuntos segundo as qualidades de peso;
  • Tocar os cabelos do colega e diferenciar a textura e comprimento através do tato;
  • Imitar situações onde a criança simule carregar objetos leves, quentes, grandes, etc...
D) PERCEPÇÃO OLFATIVA:
  • Formar uma coleção com vidros com variados odores para a criança identificar;
  • Levar para sala de aula diversos tipos de flores para que as crianças identifiquem cheiros diferentes e semelhantes;
  • Sentir o cheiro do colega: cabelos, roupas, corpo, etc...
  • Fazer passeios na comunidade e distinguir cheiros característicos de cada local;
  • Apresentar a criança frutas, verduras e legumes e pedir que de olhos vendados discriminem e nomeiem os mesmos, etc...
E) PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
  • Identificar sabores doces e salgados em frutas e alimentos diversos;
  • Pedir que as crianças tragam de casa frutas: limão, banana, laranja, maçã para que identifiquem quais são ácidas e quais não são;
  • Vendar os olhos das crianças e pedir que provem pedaços de alimentos nomeando-os, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário