segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS

As atividades propostas estão com os personagens da Turma da Mônica, mas as atividades devem ser realizadas com os nomes dos alunos.

Grupo: Adriana Nicodemo, Isabel Cristina, Maria Inês, Elisangela Carvalho, Iraci.

Nome do Jogo: Descubra quem sou? 

Objetivos:
- Através das características do personagem identificarem os nomes próprios dos mesmos.
- Ler mesmo sem saber ler convencionalmente. 
Conteúdo: Nome próprio 
Materiais Necessários: Cartas com as características dos personagens; Cartas com os nomes. 
Desenvolvimento: Em duplas, um aluno “lê” as características do personagem e o outro deve adivinhar quem é, em seguida ele deve localizar a escrita do nome deste personagem. Quando não existe aluno alfabético o professor pode ser o leitor.
















Grupo: Andreia, Maria Lúcia, Nazarena, Marcia, Ana Araujo e Marta. 

Nome do Jogo: Memória de Nomes 

Objetivo: 
- Identificar o próprio nome e dos colegas. 
Conteúdo: Leitura dos nomes próprios e imagens.
Materiais Necessários: Tampas de copos de requeijão, color set, nomes impressos, fotos, tesoura e cola. 
Desenvolvimento: Formas pequenos grupos e colocar as peças sobre a mesa, com os nomes e figuras viradas para baixo. Decidir quem inicia o jogo. Em seguida embaralhe as peças. Cada participante (um de cada vez), irá escolher 2 tampinhas e vira-las, verificando se o nome corresponde a imagem. Se não corresponder, a criança deverá devolver a mesa no mesmo local, virando-as para baixo e passando a vez para o próximo. Caso a imagem corresponda ao nome, o aluno guarda para ele e joga mais uma vez. Vence o jogo quem conseguir o maior número de tampinhas.


















Grupo: Carolina, Ione, Ana Neri, Claudia Alvarenga, Flavia, Rosane, Sandra,Telma Simas. 

Nome do Jogo: Dominó de Nomes 

Objetivos: 
- Identificar nome dos personagens pelas figuras. 
- Identificar as iniciais dos nomes, quantidades de letras. 
- Fazer comparações.
Conteúdo: Nomes próprios
Materiais Necessários: Papel color set, tesoura, cola, gibi e caneta hidrográfica.
Desenvolvimento: Jogadores: de 3 a 6 alunos. Os alunos deverão colocar as peças numa sequência, encaixando os nomes com as figuras. O professor deve fazer intervenções aos alunos, questionando iniciais, quantidades, nomes de letras e as letras finais. Os alunos ficarão com quantidades iguais de peças e jogarão numa sequência, onde joga um de cada vez, vendo se as peças que possui se encaixam com as que estão na mesa. Quem ficar sem nenhuma peça ganha a jogada.













Grupo: Sandra, Sheila, Deise, Edméa, Fernanda e Meiraci.

Nome do Jogo: Caixinha com Nomes

Objetivos: 
- Reconhecer a personagem do gibi. 
- Identificar as letras e a sequência das letras dos nomes. 
Conteúdo: Nome dos Personagens 
Materiais Necessários: Color set, cola, tesoura, recorte de personagens de gibis, caixinhas de fósforo, letras móveis.
Desenvolvimento: Em grupo, as crianças irão montar o nome dos personagens de acordo com o desenho que está na caixinha. 

















Grupo: Adriana Marques, Itana, Edna, Patrícia, Dionéia e Elisabete.

Nome do Jogo: Monta Nomes

Objetivo: 
- Identificar o próprio nome e o dos colegas. 
- Desenvolver o raciocínio lógico e oralidade. 
- Estimular a socialização e interação. 
Conteúdo: Nomes próprios 
Materiais Necessários: Fotos, figuras, recortes de letras, cola, tesoura e color set.
Desenvolvimento: Organizar pequenos grupos, distribuir as cartelas e as letras que serão utilizadas que devem ser embaralhadas, para que eles procurem de acordo com os nomes que estiverem na cartela. Tendo antes apresentado as cartelas e como deve ser feito. Vence o jogo o grupo que terminar de montar primeiro.  























Grupo: Adriana, Analucia, Anita, Claudia Paes, Roselaine e Sueli. 

Nome do Jogo: Bingo de Nomes Próprios 

Objetivos: 
- Reconhecer a escrita do seu nome próprio e de colegas; 
- Estimular a socialização em grupo. 
Conteúdo: Nome Próprio 
Materiais Necessários: Papel cartão, tesoura, pincel atômico, fotos dos alunos, cola e sacolinha.
Desenvolvimento:
1º momento: O professor solicitará aos alunos que ajudem a elaborar um lista com os nomes dos mesmos e trabalhará a leitura coletiva dos nomes proporcionando momentos de descobertas através dos nomes. 
2º momento: Propor construção de cartela com nomes dos alunos, sugerindo grupos de 6 alunos. 
3º momento: Promover momento de socialização através da exploração das cartelas confeccionadas pelos alunos sugerindo jogo com nomes, em que o professor mostrará fotos dos alunos e pedirá para os mesmos identificarem na cartela o nome das fotos apresentadas. O grupo que preencher primeiro a cartela ganhará a competição.


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