Sugestões para aulas de movimento envolvendo a:
EXPRESSIVIDADE
Imitar gestos simples (agitar os braços, por exemplo).
2- O espelho: em duplas. Uma toma a iniciativa e adota posturas diferentes que o outro tem que reproduzir;
3- A educadora brinca de fazer de conta que está dormindo, chorando ou comendo e as crianças tentam imitá-la;
4- A educadora de frente para os alunos faz movimentos simples para as crianças imitarem como: levantar os braços, a cabeça para baixo e para cima, levantar e abaixar;
3- A educadora brinca de fazer de conta que está dormindo, chorando ou comendo e as crianças tentam imitá-la;
4- A educadora de frente para os alunos faz movimentos simples para as crianças imitarem como: levantar os braços, a cabeça para baixo e para cima, levantar e abaixar;
Imitar algumas expressões faciais feitas pela educadora.
Segue movimentos com os olhos e move a cabeça na direção de sons.
1- Brincadeiras que envolvem o canto e o movimento;
2- Atrair a atenção da criança para o objeto que produz sons: chocalho, melodia do brinquedo musical pendurado no berço;
3- Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem o seu redor e que usa frequentemente: a água da torneia, o prato e a colher etc;
4- Escutar sons do ambiente onde a criança está inserida: telefone, campainha, passos, vozes de crianças, de adulto, canto de pássaros, latido de cachorro, etc.
1- Brincadeiras que envolvem o canto e o movimento;
2- Atrair a atenção da criança para o objeto que produz sons: chocalho, melodia do brinquedo musical pendurado no berço;
3- Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem o seu redor e que usa frequentemente: a água da torneia, o prato e a colher etc;
4- Escutar sons do ambiente onde a criança está inserida: telefone, campainha, passos, vozes de crianças, de adulto, canto de pássaros, latido de cachorro, etc.
Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
1- Brincar de mestre mandou, realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a mão na cabeça, etc;
2- Dramatizar, sem falar, temas como: despedida (acenar , mandar beijos), etc;
3- Realizar jogos cênicos e dramáticos ao espelho, como é ficar zangado, alegre, etc;
4- Participar em jogos cantados e em cantigas de rodas acompanhados de gestos próprios;
5- Fazer caretas, imitar animais com seus sons próprios.
Explora as partes do corpo, identificando as qualidades do proprio corpo e do corpo dos outros, suas semelhanças e diferenças. Apropri-se da imagem de si mesmo.
1- Contornar o corpo de cada criança no papel pado, com o nome de cada um escrito e quantos anos tem;
2- Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças e as diferenças;
3- Colocar no centro da sala fios de lã de cores semelhantes às dos cabelos da crianças.
4- Cada criança deverá identificar a cor da lã que mais parece com seu cabelo. Depois vão colar os cabelos nos contornos do corpo feitos na atividade anterior;
5- Trabalhar com gravuras e objetos para explorar simetrias proporcionalidades por exemplo: 6- Estes óculos servem para este boneco? e no seu rosto? etc;
7- Criar uma atividade, para qual às crianças devem trocar de roupa (explora cada roupa para cada parte do corpo.
Sugestões retiradas da apostila da ATP - Ellen - Educação Física.
1- Brincar de mestre mandou, realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a mão na cabeça, etc;
2- Dramatizar, sem falar, temas como: despedida (acenar , mandar beijos), etc;
3- Realizar jogos cênicos e dramáticos ao espelho, como é ficar zangado, alegre, etc;
4- Participar em jogos cantados e em cantigas de rodas acompanhados de gestos próprios;
5- Fazer caretas, imitar animais com seus sons próprios.
Explora as partes do corpo, identificando as qualidades do proprio corpo e do corpo dos outros, suas semelhanças e diferenças. Apropri-se da imagem de si mesmo.
1- Contornar o corpo de cada criança no papel pado, com o nome de cada um escrito e quantos anos tem;
2- Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças e as diferenças;
3- Colocar no centro da sala fios de lã de cores semelhantes às dos cabelos da crianças.
4- Cada criança deverá identificar a cor da lã que mais parece com seu cabelo. Depois vão colar os cabelos nos contornos do corpo feitos na atividade anterior;
5- Trabalhar com gravuras e objetos para explorar simetrias proporcionalidades por exemplo: 6- Estes óculos servem para este boneco? e no seu rosto? etc;
7- Criar uma atividade, para qual às crianças devem trocar de roupa (explora cada roupa para cada parte do corpo.
Sugestões retiradas da apostila da ATP - Ellen - Educação Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário