sábado, 19 de setembro de 2009

Projeto Meio Ambiente




EMEB FLORESTAN FERNANDES

Projeto: Meio Ambiente

Área de conhecimento: Natureza e Sociedade

Turma: nível I e II

Tempo Previsto:1º Bimestre e meio

Professoras responsáveis: Alessandra, Claudia, Flávia, Janaina, Regina e Telma.

Coordenedora: Benilde

 Projeto realizado em 2007


Objetivo compartilhado com os alunos (produto final): criar várias mudas de árvores e promover uma manhã para que os pais ou a comunidade adote uma muda para plantar e cuidar, juntamente com uma passeata ecológica.




Justificativa: A valorização da vida nas situações que indiquem cuidados prestados a animais e plantas.

 Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.


Objetivo:  Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Buscar soluções simples para que todos possam ajudar a salvar o planeta.


O que se espera que os alunos aprendam:
1.   Como devemos agir para preservar a natureza.

2.   Quais as causas que levam a destruição da natureza.

3.    Que todos os seres humanos estão envolvidos na destruição da natureza,mesmo que seja de forma indireta.

4.    Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente.

5.    Desenvolver atitudes cooperativas e de respeito para com os colegas.

6.    Opinar nas questões do grupo favorecendo o entendimento.

7.    Ter interesse em pesquisar novos assuntos

8.    Valorizar o trabalho em grupo.





O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:

1.    Selecionar, com antecedência, materiais sobre o assunto – cartazes, videos, fotos, livros,revistas e jornais.

2.    Levar para a classe matérias de jornais e revistas que tratem do assunto para pesquisarem sempre que necessário.

3.    Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o assunto.

4.    Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupo, para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo seus saberes individuais.





Etapas previstas:

1.    Promover uma conversa sobre meio ambiente. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: “o que já sabemos”; “o que queremos descobri”; “o que aprendemos”.

2.    Promover troca de conhecimentos entre os alunos, sensibilizando-os para o assunto.

3.    Buscar em livros, revistas, jornais, etc; informações para as questões levantadas pelo grupo no item: o que queremos descobrir.

4.    Levar para a sala algumas sementes e plantas para observação.

5.    Apresentar um video que trate do assunto.

6.    Confecção de cartazes sobre desmatamento e poluição dos rios para informação da comunidade.

7.    Produzir um folheto informativo sobre como a comunidade pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente onde vive(situações simples da vida cotidiana).

8.    Plantio de  varias sementes de árvores (cuidando da plantinha) para que cresçam e se desenvolvam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário